segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PROJETO Passeio em Campo Grande – cidade capital de Mato Grosso do Sul



PROJETO Passeio em Campo Grande – cidade capital de Mato Grosso do Sul

O Centro-Oeste tem orgulho por tê-la, capital do Mato grosso do Sul!
A mãe morena tem filhos de todo jeito, brancos, negros, amarelos.
A aparência não importa, pois a gente que aqui vive, vive bem, vive feliz.
Mãe boa, mãe nova,
Tem Segredo e tem Prosa,
És uma adolescente
Que acolhe muita gente
Igual e diferente,
Em seus braços de amor.

Thámony Beraldo - 1º I

A poesia “ Campo Grande e seus encantos - 106 anos”, conquistou o primeiro lugar no concurso de redações realizado pela Secretaria de Cultura, de Campo Grande , Mato Grosso do Sul.




CIDADE: RIBAS DO RIO PARDO   Mato Grosso do Sul
MÊS/ANO: Novembro de 2013



DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: EM. Iracy da Silva Almeida
  • Diretora: Simone Alves Machado Souza
  • Diretora Adjunta: Dulcinéia Tiago Militão Souza
  • Coordenadora Pedagógica: Gláucia Zanoni


IDEALIZADORAS DO PROJETO:

CLEONICE SOARES RODRIGUES DA CRUZ – Professora de História


ÁREAS:   
Matemática - Professor Nei Luiz Araújo Pereira

 História -  Zenira Lima de Oliveira

Geografia - Professora Cleonice Soares Rodrigues da Cruz

Ciências  - Professora Caroline Bondan 
Artes - Cleonice Soares Rodrigues da Cruz



 TURNO: Matutino

ANO-BASE: 2013  - Alunos do 6º ano B e 9º anos A e B



PROJETO: UM PASSEIO POR CAMPO GRANDE –CIDADE CAPITAL DO NOSSO  ESTADO
Áreas: Artes, história, geografia,matemática e português.
Introdução
A história de uma cidade pode ser ensinada através da enumeração dos eventos importantes que nela se deram, desde sua fundação. Outra forma de abordar esse conhecimento é através de seus marcos históricos, ou seja, dos “estilos arquitetônicos, logradouros, prédios públicos, religiosos, comerciais, esportivos e de lazer, manifestações artísticas ou, simplesmente, alicerces de uma fundação, pedras gastas pelo tempo”¹ que ainda presentes na paisagem, são documentos de outras épocas.
Se conhecer tais marcos é uma forma de compreender a história da cidade, fazendo com que um simples passeio por algumas de suas ruas se transforme numa “viagem no tempo”, isso só será verdadeiramente produtivo se acompanhado de informações relativas a seu valor no momento em que foram concebidos e, ao longo de sua existência.
Aprender a valorizar os marcos históricos de uma cidade é um trabalho importante a ser realizado pela escola, pois entre outros, são manifestações culturais que ajudam cada cidadão a compreender melhor a realidade de seu povo. Conhecer tais marcos, não apenas através de uma visita, mas também por entender seu significado em diferentes momentos da história da cidade, entender que foram palco de diferentes acontecimentos importantes, permite compreender a importância de preservá-los para as gerações futuras, o que se contrapõe a um processo de transformação intenso, que desconsidera o valor cultural de algumas das construções que são substituídas por outras, em nome do progresso ( caso dos trilhos de trem,retirados do centro da cidade de campo Grande).
Objetivos:
Valorizar as riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural;
Estímulo à observação, socialização das ideias e interação com todos os membros do grupo;
Desenvolver compreensão crítica da realidade através do passado, presente e futuro;
  Perceber que o estudo dos marcos históricos de uma cidade é uma forma importante de conhecer sua história;
  Conhecer os marcos históricos através de uma visita, mas também conhecer os significados que tiveram para a cidade em diferentes momentos;
  Compreender a importância de preservar o patrimônio cultural de uma cidade, pois isso é uma forma de compreender melhor diferentes aspectos da identidade cultural de seus cidadãos;
  Valorizar diferentes fontes de informação histórica: edifícios e outros monumentos, textos, fotos, depoimentos.
  Aprender a partir da exposição oral de um tema.
Justificativa
A excursão é uma extensão das aulas de história, geografia, artes, matemática e língua portuguesa, tendo o caráter de facilitar aos estudantes uma compreensão maior dos cuidados que devemos ter pela Natureza e as responsabilidades sociais, pois estaremos oportunizando aos estudantes conhecer a nossa capital, parte do marco histórico e cultural da cidade.Muitas vezes nos vemos tentando mostrar as crianças a importância da prática da cidadania, nada mais justo do que colocá-la na prática fora do convívio escolar.
Registro do passeio
Em cada um dos locais de parada, observar como está seu estado de conservação, o que atualmente acontece lá, como as pessoas utilizam-no. Além disso, dar tempo para os desenhos e se necessário, anotar observações.
É importante orientar os alunos para observar o movimento de pessoas, observar como são os prédios, a que tipo de atividades as pessoas se dedicam.
Avaliação:
Numa aula posterior ao passeio, os alunos reunirão suas observações para descrever o que mais lhes chamou a atenção em cada uma das paradas, além de trocar as impressões gerais sobre o passeio em  Campo Grande. Todas essas impressões podem ser reunidas num álbum, com textos escritos e imagens (fotos e desenhos).
Sugerimos também que os alunos, a partir dos desenhos de observação realizados nos passeios, produzam novas imagens. No verso, pequenos textos explicando dados daquela imagem também são interessantes.
 propor  que mandem esses postais para diferentes pessoas que escolherem e contem a elas o que aprenderam durante o passeio.


 através da motivação, interesse, curiosidade, questionamentos e alegria criam condições para que o meio físico e o meio humano constituam-se numa fonte de atividades e descobertas felizes.
































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