PROJETO Passeio em Campo Grande –
cidade capital de Mato Grosso do Sul
O Centro-Oeste tem orgulho por tê-la,
capital do Mato grosso do Sul!
A mãe morena tem filhos de todo jeito, brancos, negros, amarelos.
A aparência não importa, pois a gente que aqui vive, vive bem, vive feliz.
Mãe boa, mãe nova,
Tem Segredo e tem Prosa,
És uma adolescente
Que acolhe muita gente
Igual e diferente,
Em seus braços de amor.
A mãe morena tem filhos de todo jeito, brancos, negros, amarelos.
A aparência não importa, pois a gente que aqui vive, vive bem, vive feliz.
Mãe boa, mãe nova,
Tem Segredo e tem Prosa,
És uma adolescente
Que acolhe muita gente
Igual e diferente,
Em seus braços de amor.
Thámony Beraldo - 1º I
A poesia “ Campo Grande e seus encantos - 106 anos”, conquistou o primeiro lugar no concurso de redações realizado pela Secretaria de Cultura, de Campo Grande , Mato Grosso do Sul.
A poesia “ Campo Grande e seus encantos - 106 anos”, conquistou o primeiro lugar no concurso de redações realizado pela Secretaria de Cultura, de Campo Grande , Mato Grosso do Sul.
CIDADE: RIBAS DO RIO PARDO – Mato
Grosso do Sul
MÊS/ANO: Novembro de 2013
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: EM. Iracy da Silva Almeida
- Diretora: Simone Alves Machado Souza
- Diretora Adjunta: Dulcinéia Tiago Militão Souza
- Coordenadora Pedagógica: Gláucia Zanoni
IDEALIZADORAS DO PROJETO:
CLEONICE
SOARES RODRIGUES DA CRUZ – Professora de História
ÁREAS:
Matemática - Professor Nei Luiz Araújo Pereira
História - Zenira Lima de Oliveira
Geografia - Professora Cleonice Soares Rodrigues da Cruz
Ciências - Professora Caroline Bondan
Artes - Cleonice Soares Rodrigues da Cruz
TURNO: Matutino
ANO-BASE: 2013 - Alunos do 6º ano B e 9º anos A e B
PROJETO: UM PASSEIO POR CAMPO GRANDE –CIDADE CAPITAL DO
NOSSO ESTADO
Áreas: Artes, história, geografia,matemática e português.
Introdução
A história de
uma cidade pode ser ensinada através da enumeração dos eventos importantes que
nela se deram, desde sua fundação. Outra forma de abordar esse conhecimento é
através de seus marcos históricos, ou seja, dos “estilos arquitetônicos,
logradouros, prédios públicos, religiosos, comerciais, esportivos e de lazer,
manifestações artísticas ou, simplesmente, alicerces de uma fundação, pedras
gastas pelo tempo”¹ que ainda presentes na paisagem, são documentos de outras
épocas.
Se conhecer tais marcos é uma forma de compreender a
história da cidade, fazendo com que um simples passeio por algumas de suas ruas
se transforme numa “viagem no tempo”, isso só será verdadeiramente produtivo se
acompanhado de informações relativas a seu valor no momento em que foram
concebidos e, ao longo de sua existência.
Aprender a valorizar os marcos históricos de uma cidade é um
trabalho importante a ser realizado pela escola, pois entre outros, são
manifestações culturais que ajudam cada cidadão a compreender melhor a realidade
de seu povo. Conhecer tais marcos, não apenas através de uma visita, mas também
por entender seu significado em diferentes momentos da história da cidade,
entender que foram palco de diferentes acontecimentos importantes, permite
compreender a importância de preservá-los para as gerações futuras, o que se
contrapõe a um processo de transformação intenso, que desconsidera o valor
cultural de algumas das construções que são substituídas por outras, em nome do
progresso ( caso dos trilhos de trem,retirados do centro da cidade de campo
Grande).
Objetivos:
Valorizar as riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural;Estímulo à observação, socialização das ideias e interação com todos os membros do grupo;
Desenvolver compreensão crítica da realidade através do passado, presente e futuro;
• Perceber que o estudo dos marcos históricos
de uma cidade é uma forma importante de conhecer sua história;
•
Conhecer os marcos históricos através de uma visita, mas também conhecer
os significados que tiveram para a cidade em diferentes momentos;
•
Compreender a importância de preservar o patrimônio cultural de uma
cidade, pois isso é uma forma de compreender melhor diferentes aspectos da
identidade cultural de seus cidadãos;
•
Valorizar diferentes fontes de informação histórica: edifícios e outros
monumentos, textos, fotos, depoimentos.
•
Aprender a partir da exposição oral de um tema.
Justificativa
A excursão é uma extensão das aulas de história, geografia,
artes, matemática e língua portuguesa, tendo o caráter de facilitar aos
estudantes uma compreensão maior dos cuidados que devemos ter pela Natureza e
as responsabilidades sociais, pois estaremos oportunizando aos estudantes
conhecer a nossa capital, parte do marco histórico e cultural da cidade.Muitas
vezes nos vemos tentando mostrar as crianças a importância da prática da
cidadania, nada mais justo do que colocá-la na prática fora do convívio
escolar.
Registro do passeio
Em cada um dos locais de parada, observar como está seu
estado de conservação, o que atualmente acontece lá, como as pessoas
utilizam-no. Além disso, dar tempo para os desenhos e se necessário, anotar
observações.
É importante orientar os alunos para observar o movimento de
pessoas, observar como são os prédios, a que tipo de atividades as pessoas se
dedicam.
Avaliação:
Numa aula posterior ao passeio, os alunos reunirão suas
observações para descrever o que mais lhes chamou a atenção em cada uma das
paradas, além de trocar as impressões gerais sobre o passeio em Campo Grande. Todas essas impressões podem
ser reunidas num álbum, com textos escritos e imagens (fotos e desenhos).
Sugerimos também que os alunos, a partir dos desenhos de
observação realizados nos passeios, produzam novas imagens. No verso, pequenos
textos explicando dados daquela imagem também são interessantes.
propor que mandem esses postais para diferentes
pessoas que escolherem e contem a elas o que aprenderam durante o passeio.
através da motivação, interesse, curiosidade, questionamentos e alegria criam condições para que o meio físico e o meio humano constituam-se numa fonte de atividades e descobertas felizes.
através da motivação, interesse, curiosidade, questionamentos e alegria criam condições para que o meio físico e o meio humano constituam-se numa fonte de atividades e descobertas felizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário