quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PROJETO EXCUTADO PELAS PROF NICE,NEIVA,NEIDE E RITA DE CÁSSIA











 

 
(Zumbi dos Palmares)

 

 


 


 


 


 

CIDADE: RIBAS DO RIO PARDO – Mato Grosso do Sul
MÊS/ANO: Novembro de 2012

 


 


 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL EDUARDO BATISTA AMORIM
DIRETORA: DEBORA APARECIDA DE ARAÚJO PEREIRA LOPO
DIRETORA ADJUNTA: MÔNICA SUELY DE OLIVEIRA
COORDENAÇÃO-PEDAGÓGICA:

 

  • ELIZABETH APARECIDA DA CRUZ
  • LUZIA DE FATIMA DE OLIVEIRA TELES

 


 


 

IDEALIZADORAS DO PROJETO:

 

CLEONICE SOARES RODRIGUES DA CRUZ – Professora de História
NEIDE TEREZINHA - Professora de Filosofia e Sociologia
NEIVA REGINA MORÃES – Professora de Matemática
NEIDE E RITA DE CÁSSIA:
– Professora de Língua Portuguesa-Literatura

 


 

PROFESSOR DA STE:

 

JORGE LUÍS MENDES LOUREIRO

 

ÁREAS: Língua Portuguesa, Sociologia, Filosofia, Literatura, Matemática e História.

 


 


 

TURNO: Matutino e Noturno

 

ANO-BASE: 2012

 


 


 


 

APRESENTAÇÃO

 

 

Tal iniciativa vai ao encontro da lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003 que torna obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares o ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira.
O Dia Nacional da Consciência Negra homenageia e resgata as raízes do povo afro-brasileiro e é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro. Porque coincide com o dia 20 de novembro de 1695, dia da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder da resistência negra e da luta pela liberdade, autor da célebre frase: "Nascer negro é consequência, ser negro é consciência".
Este dia é dedicado de modo especial à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a influência do povo africano na formação cultural do nosso país. Desde o Brasil colônia até a atualidade a influência dos negros africanos foram muitas, sobretudo nos aspectos religiosos, políticos, sociais e gastronômicos. Ao longo da nossa história, as crenças, as danças, o vocabulário, a culinária, o folclore e tantas outras coisas, foram sendo incorporadas à nossa cultura.
Buscando valorizar a cultura afro-brasileira, comemoramos essa data nas escolas, entidades, espaços culturais e em outros locais. Há ainda entidades como o Movimento Negro (MN) que organiza eventos educativos, palestras e atividades culturais visando principalmente às crianças negras. De diversas formas, procura-se trabalhar a autoestima e o senso de valorização pessoal, evitando o desenvolvimento do auto preconceito, que faz com muitos se sintam inferiores perante a sociedade. Outros temas ganham evidência e são levados a debate, como a inserção do negro no mercado de trabalho, a questão das cotas universitárias, o preconceito racial e a questão da diferenciação salarial.
Mas qual é a situação dos negros no Brasil atualmente? Temos no país uma lei que obriga as escolas a ensinarem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo. Nas últimas décadas tivemos muitos avanços na área da educação, com o declínio do analfabetismo e aumento da escolarização e da escolaridade média, mas há muito que ser feito para alcançar níveis melhores de qualidade, eficiência e rendimento do ensino compatível com as necessidades atuais e futuras para o mercado de trabalho e o exercício da cidadania para a população jovem negra. No ensino fundamental, a escolaridade dos brancos é de 6,7 anos e dos negros é de 4,5 anos, ou seja, os negros saem da escola antes do tempo para ajudar a família na renda familiar. No ensino superior, nem as cotas raciais fizeram crescer de forma significativa o acesso de negros e pardos às universidades brasileiras.
Há ainda muito que se fazer para oferecer aos afro-brasileiros pleno acesso aos seus direitos humanos fundamentais, à liberdade de expressão e à igualdade racial. Para que ocorram significativas mudanças é necessário um esforço em conjunto das esferas federais, estaduais e municipais, assim como dos movimentos sociais e da sociedade civil como um todo.

 

(PROFESSORA NICE CRUZ – HISTORIADORA)
Objetivo Geral : Trazer para dentro da escola a discussão sobre a cultura afro-brasileira, valorizando a mesma como forma de banir o preconceito e a discriminação em relação ao negro.

  • Objetivos específicos: Desenvolver a sociabilidade dos alunos, visando à troca de informações e o respeito à opinião do outro; Estimular o pensamento crítico, através da leitura de vários textos que aborde a referida temática; Compreender a realidade do negro no decorrer da história até a atualidade; Produzir textos que abordem o tema em questão.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

 

 Português: Elaborar um minidicionário com palavras de origem africana. O mesmo pode ser feito no editor de texto (Word/writer) e impresso; ou em apresentação de slide (Power point/impress).
Literatura: Fazer a releitura de alguns poemas/poesias que tratam do tema. Publicar em mural e no blog da escola; fazer recitações no dia da apresentação... Além disso, podem ser apresentadas músicas já consagradas, como podem ser criadas paródias e tantas outras manifestações musicais.

História, Sociologia e Filosofia : Tema a ser trabalhado Preconceito racial e Racismo nas escolas: o desencontro da alteridade,apresentação através de cartazes em exposição no mural da escola

MATEMÁTICA: Vivenciando a matemática – Desenhos da África (apostila) de Paulus Gerdes
Todas as turmas trabalharão com artesanato, pintura, dança e músicas africanas, e todos deverão se apresentar na culminância do projeto trajado com o vestuário a moda afro-brasileira com suas tendências (cores, estilos, produtos...)
JUSTIFICATIVA
A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, nós, professores, devemos inserir em nossos planejamentos, aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

 

RECURSOS
* Humanos: alunos e professores da escola.
*Materiais: papel sulfite, pincéis, lápis de cor, giz de cera, tecido, jornal e   etc;
*Tecnológicos: computadores, impressoras, televisão, "data show", câmara digital.

 

CULMINÂNCIA:
O Projeto terá encerramento no dia 20/11/2012 no pátio da Escola onde foi exposto o mural com danças, musicas e apresentação dos estudantes.
AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática. A avaliação positiva dos resultados obtidos será percebida na conscientização da comunidade quanto ao importante papel dos afrodescendentes na formação do nosso país.


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