quinta-feira, 12 de março de 2015

Presidentes da República Velha

História Crítica: Presidentes da República Velha

História Crítica: Presidentes da República Velha: A política na República Velha beneficiava grupos oligárquicos, principalmente São paulo e Minas Gerais. Nesse período não houve avanços soc...

Coluna Prestes

Monte Castelo

Monte Castelo
Legião Urbana



Ainda que eu falasse

A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria



É só o amor! É só o amor

Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece



O amor é o fogo que arde sem se ver

É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer



Ainda que eu falasse

A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria



É um não querer mais que bem querer

É solitário andar por entre a gente
É um não contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder



É um estar-se preso por vontade

É servir a quem vence, o vencedor
É um ter com quem nos mata a lealdade
Tão contrário a si é o mesmo amor



Estou acordado e todos dormem

Todos dormem. Todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face



É só o amor! É só o amor

Que conhece o que é verdade


Ainda que eu falasse

A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos



Sem amor eu nada seria

Sequência simulando a evolução do ser humano

Até o século XIX os cientistas acreditavam que os seres humanos surgiram há apenas alguns milhares de anos e teriam aparência semelhante à que temos hoje. Isso mudou em 1859, quando o naturalista britânico Charles Darwin criou a teoria da evolução publicando o livro A origem das espécies por meio da seleção natural.
De acordo com o Darwin, todas as espécies de animais e vegetais se transformam ao longo do tempo. Cada nova geração tem sua herança genética colocada à prova pelas condições ambientais. Provavelmente somos descendentes dos mesmo antepassados dos chimpanzés atuais, ou seja descendentes dos macacos.
As transformações sofridas por nossos antepassados mais antigos não originaram apenas uma espécie, mas várias. De todas essas espécies apenas uma sobreviveu. O Homo Sapiens ou o Homo Sapiens moderno, à qual nós todos seres humanos pertencemos.
A evolução humana lembra uma árvore de muitos galhos, ou um caminho com várias bifurcações como na ilustração acima.
Basta uma parte apenas de um esqueleto para que os cientistas extraiam dele muitas informações. Eles conseguem muitas vezes tirar importantes conclusões com pequenas peças. A partir de um crânio é possível reconstruir um rosto e até saber se o esqueleto era ereto ou não. O tamanho de um fêmur indica a altura de um ser.

Nos laboratórios, as substâncias encontradas nos ossos ou junto a eles são examinadas com aparelhos que permitem chegar a conclusões sobre a época em que uma criatura viveu, sobre seu tipo de alimentação, sobre outros animais e vegetais da mesma época.

Os Homens das Cavernas
São chamados assim porque utilizavam cavernas para se proteger do frio, da chuva e dos animais. Nessa época, eles viviam basicamente da coleta de frutos e da caça de animais.
Eles não viviam em famílias, como ocorre hoje em grande parte do mundo. Ainda não havia a ideia de família, pois os seres humanos nem mesmo sabiam que seus filhos nasciam das relações sexuais entre homens e mulheres. Eles se organizavam em grupos maiores do que as famílias de hoje, nos quais se misturavam indivíduos sem relações de parentesco.
Algumas pessoas acreditam que apenas os textos deixados por nossos antepassados são fontes de informação confiáveis para escrever a História. Para caracterizar aas sociedades que existiram antes da invenção da escrita foi criado o termo "pré-história".
Nem todos os estudiosos concordam com essa ideia. Alguns afirmam que outros registros e objetos criados por sociedades sem escrita também dão informações sobre sua história. Entre os registros mais belos e interessantes estão as pinturas rupestres. Hoje podemos encontrar pinturas rupestres de milhares de anos em quase todos os continentes, inclusive no Brasil.
Assim não seria correto falar de "seres humanos pré-históricos", ja que se sabe que todos os seres humanos são capazes de criar objetos. O termo "pré-histórico" só deveria ser utilizado para fazer referência aos seres que viveram antes do humanos, como os dinossauros. Alguns autores continuam a utilizar a expressão para designar o período da história da humanidade anterior à invenção da escrita.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Marcos das Conquistas das Mulheres na História



- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças.
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina.
- 1893 - a Nova Zelândia torna-se o primeiro país do mundo a conceder direito de voto às mulheres (sufrágio feminino). A conquista foi o resultado da luta de Kate Sheppard, líder do movimento pelo direito de voto das mulheres na Nova Zelândia.
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.
- 1951 - a OIT (Organização Internacional do Trabalho) estabelece princípios gerais, visando a igualdade de remuneração (salários) entre homens e mulheres (para exercício de mesma função).

quarta-feira, 4 de março de 2015

Como surgiu o Dia da Mulher 8 de março - Significado do Dia da Mulher

Muitas pessoas creditam o dia da mulher ao incêndio da fábrica têxtil da Triangle Shirtwaist, que coincidentemente também ocorreu na cidade de Nova York no dia 25 de março de 1911, onde 146 trabalhadoras morreram queimadas por não conseguirem sair a tempo de dentro da fábrica.
Erroneamente muitas pessoas creditam a essa tragédia como um ato de tirania do empregador que trancou as mulheres e ateou fogo por elas exigirem melhores condições de trabalho. Essa história é falsa e nunca ocorreu, o incêndio sim e as mortes são verídicos, mas foi um trágico acidente.
Depois desse acontecimento, nas décadas de 20 e 30 houveram algumas comemorações, mas pouco a pouco no mundo machista do inicio do século XX as mulheres foram perdendo sua voz e a data caiu no esquecimento.

O movimento feminista dos anos 60


Graças as grandes transformações ocorridas nos anos 60 e com o fortalecimento do movimento feminista, a posição da mulher na sociedade mudou drasticamente e ela deixou de ser apenas mãe e dona de casa para se transformar em líder, executiva e dona de direitos antes jamais sonhados que as colocaram em igualdade com os homens.

A origem do Dia da Mulher - Curiosidades sobre o Dia da Mulher

As principais curiosidades do dia internacional da mulher, como se originou essa data comemorativa tão importante.

Qual a verdadeira origem do dia da mulher, como surgiu essa data comemorativa tão importante e de grande significado na cultura moderna?
 Primeiramente algumas curiosidades sobre o dia internacional da mulher. Não podemos estipular datas pois o reconhecimento dos direitos das mulheres foi uma luta que iniciou-se no século XIX e após uma série de eventos e protestos fizeram com que sua voz incomodasse os grandes empresários do meio têxtil que pagava salários baixos e explorava as mulheres a exaustão.
Nesse perído, no dia 8 de março de 1857, na cidade de Nova York, essas mulheres se uniram e fizeram um grande protesto em prol de melhores condições de trabalho, redução da jornada de trabalho e salário justo. Esse evento, foi o primeiro a causar impacto na sociedade e por ser um marco do movimento estipulou-se o 8 de março como dia Internacional das Mulheres.

Os direitos das mulheres no Brasil - Lei Maria da Penha

Introdução da Lei 11.340
"Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências."
A lei Maria da Penha (Lei 11.340), aprovada em 7 de agosto de 2006 trouxe uma série de benefícios para ajudar as mulheres a exercerem seus direitos e serem respeitadas na sociedade brasileira.