segunda-feira, 17 de março de 2014

atividades para o 1º ano D - na ste




1)    Quem criou o termo "Sociologia"?

a.       Auguste Comte (  )

b.      Emile Durkheim (  )

c.       Max Weber  (  )

d.      Karl Marx  (  )

e.      Georg Simmel  (  )

  2 -   O que é Sociologia?

a.       A Sociologia é a parte da filosofia da historia geral que estuda as ações do ser humano em meio a sociedade. (  )

b.      A Sociologia é o termo que sociólogos usam para definir as ações dos seres humanos perante a sociedade vivida por eles na época. (  )

c.       A sociologia é a parte das ciências humanas e estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. (  )

 
 3 -  Sobre Emile Durkheim, marque a afirmativa falsa:

a.       Para Durkheim, a Sociologia deve estudar os fatos sociais, os quais possuem três características: coesão social, exterioridade e poder de generalização. (  )

b.      Durkheim entendia que a sociedade é um organismo que funciona como um corpo, onde cada órgão tem sua função dos outros para sobreviver. (  )

c.       Durkheim concebe a sociedade divida em duas classes: o proletariado e dos capitalistas. (  )

 4)   O que Comte defendia sobre a Sociologia?

a.       Ele defendia a ideia que a sociedade deveria ser dividida em classes, só assim funcionaria corretamente. (  )

b.      Ele defendia a ideia de que para uma sociedade funcionar corretamente, precisa estar organizada e só assim alcançaria o grande progresso. (  )

c.       Afirmava que o papel da Sociologia era observar e analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade, buscando extrair esses fenômenos que ocorrem os ensinamentos e sistematizá-los para uma melhor compreensão. (  )



   5) Como surgiu a ideia de Cidadania, presente na Sociologia ?

a.       Surgiu na Idade Antiga após a Grécia conquistar a Roma e passaram a mandar em tudo e criar leis e regras intoleráveis na época. (  )

b.      Surgiu na Idade Média, onde os feudos passaram a mandar em tudo, e os servos que habitavam os feudos não podiam participar de nada. (  )

c.       Surgiu na Idade Média, após a Roma conquistar todos os povos e estabilizar leis para o povo. (  )

d.      Surgiu na Idade Antiga, após a Roma conquistar a Grécia, se expandindo cada vez mais para o resto da Europa. (  )

e.      Surgiu na Idade Moderna com o fim do Absolutismo e estabilizando novas leis e regras aceitadas pelo povo. (  )