É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom. Albert Einstein
quarta-feira, 29 de maio de 2013
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Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.
Pitágoras
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terça-feira, 28 de maio de 2013
SOCIOLOGIA 2ª FASE
Cultura Erudita
Os produtores da chamada cultura erudita fazem parte de uma
elite social, econômica, política e cultural e seu conhecimento ser proveniente
do pensamento científico, dos livros, das pesquisas universitárias ou do estudo
em geral (erudito significa que tem instrução vasta e variada adquirida
sobretudo pela leitura). A arte erudita e de vanguarda é produzida visando
museus, críticos de arte, propostas revolucionárias ou grandes exposições,
público e divulgação.
Cultura Popular
A cultura popular aparece associada ao povo, às classes
excluídas socialmente, às classes dominadas. A cultura popular não está ligada
ao conhecimento científico, pelo contrário, ela diz a respeito ao conhecimento
vulgar ou espontâneo, ao senso comum.
“A obra de arte popular constitui um tipo de linguagem por
meio da qual o homem do povo expressa sua luta pela sobrevivência. Cada objeto
é um momento de vida. Ele manifesta o testemunho de algum acontecimento, a
denúncia de alguma injustiça” (AGUILAR, Nelson (org). Mostra do Redescobrimento:
arte popular. In: BEUQUE, Jacques Van de. Arte Popular Brasileira, p. 71). O
artista popular não está preocupado em colocar suas obras expostas em lugares
prestigiados.
Nesse sentido, o mais importante na arte popular não é o
objeto produzido, e sim o próprio artista, o homem do povo, do meio rural ou
das periferias das grandes cidades. Por isso também a arte popular é sempre
contemporânea a seu tempo. Por exemplo, a arte popular do século XVIII (as
cantigas, poemas e estórias registradas pelos estudiosos) é bem diferente de
outras formas de arte popular hoje, como o rap, o hip hop e o grafitti, que
acontecem nas periferias dos grandes centros urbanos como São Paulo. O rap e o
hip hop aparecem associados quase especificamente à população negra, excluída
socialmente.
A cultura popular é
conservadora e inovadora ao mesmo tempo no sentido em que é ligada à tradição
mas incorpora novos elementos culturais. Muitas vezes a incorporação de
elementos modernos pela cultura popular (como materiais como plástico por
exemplo) a transformação de algumas festas tradicionais em espetáculos para
turistas (como o carnaval) ou a comercialização de produtos da arte popular
são, na verdade, modos de preservar a cultura popular a qualquer custo e de
seus produtores terem um alcance maior do que o pequeno grupo de que fazem
parte.
O artista popular
tira sua “inspiração” de acontecimentos locais rotineiros, a arte popular é
regional. Por isso a arte popular se encontra mais afetada pela cultura de
massas que atinge a todas as regiões igualmente e procura homogeneizá-las
culturalmente do que a erudita.
O produtor de cultura popular e o de cultura erudita podem
ter a mesma sofisticação, mas na sociedade não possuem o mesmo status social -
a cultura erudita é a que é legitimada e transmitida pelas escolas e outras
instituições. É importante ressaltar que os produtores da cultura popular não
têm consciência de que o que fazem têm um ou outro nome e os produtores de
cultura erudita têm consciência de que o que fazem tem essa denominação e é
assunto de discussões, mesmo porque os intelectuais que discutem esses
conceitos fazem parte dessa elite, são os agentes da cultura erudita que
estudam e pesquisam sobre a cultura popular e chegam a essas definições.
Cultura de Massas
A existência da Indústria Cultural e de uma nova cultura
veiculada por esta, a cultura de massas, que não está vinculada a nenhum grupo
específico e é transmitida de maneira industrializada para um público
generalizado, interfere na existência de uma cultura erudita da elite e de uma
cultura popular do povo. Hoje, a maioria da população vive aglomerada nos
centros urbanos, assim, os setores sociais excluídos se aproximam
geograficamente dos setores privilegiados, são as diferentes classes sociais
vivendo relativamente no mesmo espaço.
A Indústria Cultural
é uma indústria que não fabrica produtos concretos, vende uma ideologia,
vende visões do mundo, vende idéias, desejos. Feita para uma massa de pessoas,
esses bens culturais são veiculados pelos meios de comunicação de massas, aí
surge a cultura de massas (o produto da Indústria Cultural). A cultura de
massas não é uma cultura que surge espontaneamente das próprias massas, mas uma
cultura já pronta e fornecida por outro setor social (que controla a produção da
Indústria Cultural), a classe dominante. Portanto, na vida em cidades
(residência das massas) e com a Indústria Cultural a cultura passa a ser algo
externo às pessoas, não mais de produção delas mesmas.
Podemos analisar a cultura de massas como um ponto de
intersecção entre a cultura erudita e a cultura popular porque os elementos
próprios da cultura de massas são consumidos tanto por setores mais excluídos
da sociedade quanto por elites, é como se representasse algo em comum entre
esses setores. A cultura de massas funciona como uma ponte entre a cultura
erudita e a cultura popular, mas uma ponte prejudicial, porque na verdade ela
ignora totalmente as diferenças entre os produtores dessas duas culturas e se
direciona para um público abstrato e homogêneo.
O desenvolvimento tecnológico tornou possível reproduzir
obras de arte em escala industrial, então inúmeros livros passam a apresentar
por exemplo uma pintura de Picasso e uma massa de população passa a ter acesso
a essas pinturas, não necessariamente entendendo-as como alguém de seu contexto
histórico e que fazia parte do mesmo setor social que esse pintor, ou então
alguém que faz parte da classe dominante atualmente e que tem conhecimento a
respeito do pintor e de seu contexto. Não podemos encarar essa difusão da
cultura erudita entre parcelas da população antes privadas dela pelos meios de
comunicação de massas uma democratização dessa cultura, isso porque o público
popular não têm a mesma instrução que as elites, que cresceram em meio a essa
cultura e foram instruídos para entendê-la.
Não é porque há, atualmente, no Brasil uma cultura comum a
todas as parcelas da sociedade que estas parcelas se misturam. O Brasil é hoje
um país extremamente audiovisual, a maioria da população não tem acesso a
educação ou sequer é alfabetizada, nessas condições é natural que o rádio e a
televisão (que atingem quase todo o território brasileiro) adquiram o status de
principais (e únicos para algumas pessoas) meios de comunicação de veiculação
de bens culturais, meios como jornais e livros por exemplo são de acesso
restrito a uma parcela da população. Nessa situação, imagine a quantidade de
pessoas que costumam visitar museus por exemplo.
Nas próximas partes desse trabalho o foco será a Bienal de
São Paulo, porque ela consiste em um evento de artes plásticas acessível à
população que normalmente não freqüenta exposições de arte. A Bienal, para esse
público, aparece como algo inusitado, incomum e completamente novo.
Segundo o filósofo alemão Walter Benjamin, uma obra de arte
ao ser reproduzida perde sua “aura”, que seria seu caráter único e mágico
(típico da cultura erudita), mas em compensação isso possibilitou que elas
saíssem dos museus e coleções particulares para serem conhecidas por um número
muito maior de pessoas, assim, as técnicas de reprodução das artes poderiam
contribuir para uma revolução na própria política das artes plásticas, que
antes eram exclusivas da elite e parte da cultura erudita e passam a ser
acessíveis às massas.
Mas, como será verificado no decorrer do trabalho, isso não
significa uma democratização da obra de arte, nem contribui para a
conscientização das massas. Isso não acontece com a reprodução das obras de
arte e nem com outro fenômeno que aproxima as massas da obra de arte: as mega
exposições.
Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.
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Dia Mundial do Meio Ambiente
5 de junho foi a data escolhida para celebrar anualmente o
Dia Mundial do Meio Ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser
comemorado em 1972 com o objetivo de
promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o
público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a
tarefa de cuidar do meio ambiente.Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972,
que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente
humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia
Mundial do Meio Ambiente.
Tema do Dia Mundial
do Meio Ambiente
Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia
Mundial do Meio Ambiente. Os temas para o Dia Mundial do Meio Ambiente são uma
maneira de dar ideias para atividades de conscientização das populações e de
proteção do meio ambiente.
O tema para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2013 é: "Pense - Coma - Poupe".
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segunda-feira, 27 de maio de 2013
jogos ciências
Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.
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6º ano A e b - EBA
6º ano a e b - eba
Responda.
01- Em relação aos processos de
degradação do solo, defina o que é;
a) Erosão
b) Lixiviamento
c) Assoriamento
D) Voçoroca
a) Erosão
b) Lixiviamento
c) Assoriamento
D) Voçoroca
02- Como base nos conceitos vistos na questão
anterior, qual é a sequência de degradação que ocorre entre os fenômenos
descritos e que decorrem em um grande impacto ambiental?
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Um vídeo sobre o canibalismo nos Louva-a-deus
Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.
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PARA O 8º ANO A EBA
A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico.
Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
O intercâmbio dos gases faz-se ao nível dos pulmões, mas para atingi-los o ar deve percorrer diversas porções de um tubo irregular, que recebe o nome conjunto de vias aeríferas.
Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
O intercâmbio dos gases faz-se ao nível dos pulmões, mas para atingi-los o ar deve percorrer diversas porções de um tubo irregular, que recebe o nome conjunto de vias aeríferas.
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domingo, 26 de maio de 2013
8º ANO A EBA
O Universo em expansão
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aula de ciência 6º ano A e B EBA
escola.britannica
A Via Láctea e outras galáxias
O Sol faz parte de um conjunto de estrelas que forma uma galáxia chamada Via Láctea. Uma galáxia é um grande sistema de estrelas, gás e poeira. Até o início do século XX, não se sabia ao certo da existência de outras galáxias além da Via Láctea. Com o uso de potentes telescópios, os cientistas hoje calculam que o Universo tenha bilhões de galáxias.
Só a Via Láctea contém 100 bilhões de estrelas. Algumas galáxias são maiores, outras bem menores. Mas mesmo as pequenas possuem centenas de milhões de estrelas. As galáxias têm formatos diversos. Há aquelas, por exemplo, que têm forma de espiral, lembrando um rodamoinho.
A maioria dos cientistas acredita que o Universo surgiu de repente, num fenômeno chamado big bang. Eles calculam que isso aconteceu entre 10 bilhões e 15 bilhões de anos atrás. Naquela época, o Universo se encontraria num estado muito compacto e quente. Desde então, ele estaria em constante expansão e esfriamento. Para alguns cientistas, o Universo pode parar de se expandir e começar a se contrair. A maioria, no entanto, acredita que ele continuará a se expandir para sempre.
O Universo em expansão
Características Gerais dos Seres
Vivos
Como você pode distinguir um ser
vivo de um ser inanimado?
Os seres vivos compartilham algumas
características em comum. Veja abaixo.
Organização Celular
Com exceção dos vírus, todos os
seres vivos são formados por células. Célula é a menor parte com
forma definida que constitui um ser vivo dotada de capacidade de
auto-duplicação (pode se dividir sozinha). São as unidades
estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas
aos tijolos de uma casa. As células, em geral, possuem tamanho tão
pequeno que só podem ser vistas por meio de microscópio. Dentro
delas ocorrem inúmeros processo que são fundamentais para manter a
vida.
Os
seres humanos possuem aproximadamente 100 trilhões de células;
um tamanho de célula típico é o de 10 µm (1 µm = 0,000001m);
uma massa típica da célula é 1 nanograma (1ng = 0,000000001g).
A maior célula conhecida é a gema do ovo de avestruz.
Um ovo de avestruz, de tamanho
médio, tem 15 cm de comprimento, 12 cm de largura, e peso de 1.4
kg. São os maiores ovos de uma espécie viva (e as maiores
células únicas), embora eles sejam na verdade os menores em
relação ao tamanho da ave.
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Composição química
Está representada por:
- Substâncias inorgânicas: água e sais minerais.
- Substâncias orgânicas (possuem o carbono como elemento principal): carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas.
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